Páginas

Refrigerante: oferecer ou não nas festas infantis?


Essa é uma pergunta que sempre pensei na hora de organizar as festas das minhas filhas de 4 e 7 anos. Por uma questão de ideologia minha, elas não tomam refrigerantes. E já sofreram muito nas festinhas de amiguinhos porque só havia refrigerante. E água. Por isso, em nome da democracia, sempre deixo algumas garrafas pelas mesas, até porque os adultos também tomam. Mas não posso deixar de contar o que o refrigerante apronta no organismo infantil. Olha só:




* a bebida é muito calórica. E vicia. Quem toma uma vez não esquece jamais. Só que em excesso vai engordar, a criança corre o risco de acabar obesa e ainda ter diabetes.
* Novamente, a bebida é muito calórica. Mas são calorias vazias. São feitas basicamente de água gasosa e açúcar. O problema é que o refrigerante toma o lugar de outros alimentos que também poderiam ser caloricos mas forneceriam nutrientes importantes para o seu desenvolvimento. Um copo tem praticamente a mesma quantidade de calorias de um copo de suco, mas oferece vitamina, minerais e fibras.
* com tanta açúcar em sua composição, lógico que refrigerantes favorecem as cáries. Um copo faz o mesmo estrago que cinco balas!
* não adianta nesse momento pensar que existem refrigerantes zero ou light. Eles contém adoçantes, substância que, mesmo depois de várias pesquisas, ninguém sabe o que causa no desenvolvimento infantil. Vai arriscar?
* a bebida também pode interferir na absorção do cálcio. E o cálcio, galera, é muito importante na infância! Ele é quem ajuda diretamente no crescimento dos ossos e previne uma série de doenças no futuro, como a osteoporose.
* outro vilão que entra na composição é o sódio, que consumido em excesso pode causar pressão alta. Sim, em crianças também.
* os refrigerantes amarelos geralmente são feitos com o polêmico corante tartrazina, que está relacionado a crises de alergias respiratórias.

Enfim, não estamos aqui para julgar ninguém, mas para informar. Isso se chama responsabilidade. Escolha o que oferece para o seu filho, mas saiba o que está oferecendo.
E fica o meu apelo aqui: sempre, sempre tenha sucos em festas infantis, para os pobres mortais que não foram picados pelo vício do refrigerante.
beijos
Mônica

Nenhum comentário:

Postar um comentário